segunda-feira, 30 de setembro de 2013

PE Conduz chega a Bezerros e outras cidades do Interior

Programa contempla dez municípios do Agreste



Lançado pelo Governo de Pernambuco na Região Metropolitana do Recife, em agosto de 2011, o Programa PE Conduz – direcionado a assegurar a acessibilidade de pessoas de baixa renda e que possuem deficiências físicas aos serviços de saúde, habilitação e reabilitação em tratamentos contínuos – chega,a partir de agora, a dez municípios do Agreste Central e Setentrional. A ação, que já totaliza R$ 13,7 milhões em investimentos, incluindo a aquisição de 45 vans adaptadas para o transporte de pacientes e acompanhantes, já realizou mais de 15,9 mil procedimentos.Estão sendobeneficiadas, com cinco unidades móveis, Caruaru, São Caetano, Altinho, Agrestina, Bezerros, Riacho das Almas, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Camocim de São Félix e Toritama.
As unidades móveis foram adaptadas e contam com plataforma, elevador e salão livre, com vagas para três cadeiras de rodas, fixadas com trava e cinto de segurança, além de assentos para três acompanhantes, motorista e apoio-socorrista. As equipes foram treinadas e selecionadas pela equipe da Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos (Sedsdh).
A secretária Laura Gomes, destacou que o PE Conduz, que em breve estará sendo lançado no Sertão do São Francisco, foi idealizado tendo em vistas o comprometimento da mobilidade da população de baixa renda, associada ou não a outras deficiências, que não apresentam condições de se locomover com autonomia, nos demais meios de transporte coletivo.
O primeiro usuário dotransporteno município de Caruaru foi Reginaldo José da Silva, 53, casado, duas filhas, que sofre de distrofia muscular. A primeira rota foi realizada saiucom destino à Clínica de Fisioterapia da Associação de Ensino Caruaruense de Ensino Superior e Técnico (Asces). Para a esposa de Reginaldo, Lúcia Helena da Conceição, 49, o PE Conduz proporcionou ao casal uma nova condição de mobilidade, uma vez que não tinha condições financeiras de realizar o tratamento, pois sobrevive da aposentadoria dele, que é destinada toda para o pagamento da alimentação e aluguel.
Acoordenadora da clínica, Rosângela Cabral, disse que a parceria firmada com a Sedsdh vem proporcionar tratamento de forma humanizada.“Com o suporte da unidade móvel adaptada vamos poder atender a todos que necessitam de tratamento”, arrematou. Na Região Metropolitana, o programa atende, além do Recife, os municípios de Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e São Lourenço da Mata, com 35 vans.
Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social de Direitos Humanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário