O apagão que atingiu todo o Nordeste na madrugada desta
sexta-feira (26) pode ter ocasionado muitos prejuízos a população, sobretudo,
quando se trata de equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos danificados. A
recomendação era para que os aparelhos fossem desligados da tomado até a
energia ser normalizada, evitando que a oscilação de corrente queimasse os
aparelhos. No entanto, se os aparelhos foram danificados, saiba como agir.
De acordo com o coordenador geral do Procon Pernambuco, José
Rangel, as pessoas que tiveram o bem danificado devem fazer orçamentos do
conserto e, posteriormente, levá-lo a empresa de energia, com os dados pessoais
e especificações do aparelho danificado com data e horário do ocorrido. A
empresa deve conferir o aparelho e depois emitir o laudo.
Ainda segundo Rangel, outra opção seria a pessoa fazer dois
orçamentos, optar por um e efetuar o conserto – só em casa de eletrodoméstico
de alta necessidade, como geladeira -, depois procurar a administração da
empresa de energia para o ressarcimento. “Caso esse laudo não seja positivo, a
pessoa deve procurar o Procon ou o Juizado Cível”, afirmou Rangel. O Procon
alerta que os consumidores têm até 90 dias para formular a queixa junto ao
órgão.
Vale salientar que essas empresas, que vão emitir os laudos,
devem ser legalmente constituídas, com CNPJ, CGC e outros registros. O órgão
considera que o tempo para a empresa resolver o problema deve ser no máximo de
30 dias.
A falta de energia também pode ocasionar danos morais.
“Como, por exemplo, uma pessoa que tem o trabalho no computador e a falta de
energia ocasionou a queima do eletrônico e, por causa disso, não poderá
entregar o trabalho. Ou o doente que respira com ajuda de aparelhos e, por causa
do ocorrido, faleceu”, exemplificou Rangel. “Isso é passível de indenização por
danos morais e materiais. Nestes casos, a pessoa deve procurar a Justiça
comum”, completou.
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), por meio de
nota, avisa que quem se sentir prejudicado e achar que os aparelhos queimaram
por conta do apagão deve registrar a reclamação por meia do site, do telefone
0800.081.0120 ou nas agências de atendimento da Celpe. A empresa alerta que os
clientes não devem consertar o aparelho antes da vistoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário