Começa a vigorar, a partir desta
segunda-feira, a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações
(Anatel) que proíbe as operadoras Oi, Tim e Claro de venderem novas
linhas telefônicas em 19 estados.
Em Pernambuco, a única empresa que está
desabilitada de oferecer esse tipo de serviço é a Tim, que entrou com
um mandado de segurança na Justiça na última sexta-feira para recorrer
da decisão. O resultado deve sair hoje. A operadora Claro foi punida em
três estados (Santa Catarina, Sergipe e São Paulo) e foi a primeira
que chegou a apresentar um plano de ação, que não foi aceito pela
Anatel, por não atender todas as exigências solicitadas.
De acordo com as informações da Agência,
se as operadoras forem flagradas descumprindo a determinação, elas
podem pagar uma multa de R$ 200 mil por dia em cada estado em que
foram autuadas. Dentre os principais pontos de análise que resultaram
na restrição estão o crescimento das reclamações e indicadores de rede
como manutenção de chamadas, interrupção do serviço ou
indisponibilidade do serviço (quando os aparelhos ficam sem rede).
Ainda segundo a Anatel, as empresas que foram autuadas têm até 30 dias
para apresentar um plano de ações e se adequarem para poder voltar a
realizar a venda de novas linhas. A Agência foi enfática ao falar
através de nota que a liberação das vendas só vai depender da agilidade
de cada empresa para se regularizar.
O coordenador geral do Procon-PE, José
Rangel, disse os consumidores devem denunciar ao órgão caso flagrem a
venda de novas linhas da operadora Tim nesta segunda-feira. “Pedimos
que a população entre em contato com o Procon através do telefone
0800-282-1512”, falou. José Rangel explicou que a decisão não foi o que
os órgãos de defesa do consumidor esperavam. “Eles estão verificando
apenas as normas que eles criaram, esqueceram do consumidor. Deviam
cobrar também os serviços relacionados ao próprio sistema. Acredito que
em muitos lugares o sistema não está funcionando de forma contínua”,
ponderou.
Segundo José Rangel, o Procon pretende
criar uma comissão para avaliar outros pontos que interferem
diretamente no uso diário das linhas telefônicas. “Existem lugares em
Pernambuco que a ligação não pega muito bem, tem regiões que o sistema
de telefonia móvel fica sem sinal. E ainda tem os casos que as ligações
são interrompidas e o consumidor acaba tendo que pagar por uma nova
tarifa quando liga de novo. Pretendemos criar um livro através de uma
comissão formada pelas gerências para entregar à Agência”, explicou. A
Anatel também informou que o consumidor pode realizar denúncias através
do número 1331.
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