sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Abatedouro Regional será construído em São Joaquim do Monte

SÃO JOAQUIM DO MONTE - Um abatedouro com capacidade inicial de abater dois mil animais por dia será construído no trevo de Formigueiro, em São Joaquim do Monte, Agreste. Essa ação é fruto de um consenso acordado em reunião conjunta com os prefeitos dos municípios do Agreste Central. A decisão para o novo empreendimento foi deliberada pelo Secretário Estadual de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, após sessão dos gestores municipais.

Fizeram parte da reunião os prefeitos Zé Birro (São Joaquim do Monte), Ruy Barbosa (Bonito), Carmem Miranda (Agrestina), Sávio Omena (Altinho) Alberto Jorge - Bebeto (Barra de Guabiraba), José Geovane Bezerra - Neno (Camocim de São Félix), Everaldo Dias (Sairé), Sandoval José (Cupira), Sergio Barreto (Panelas) e Reinaldo Santos (Lagoas dos Gatos.

A unidade será construída em São Joaquim em virtude da localização geográfica que facilita o transporte de animais para outros municípios O prefeito Zé Birro, avaliou que a decisão será boa para toda a região. "será estritamente essencial que a forma de abate esteja adequadamente correspondida às normas do Ministério da Cultura, Pecuária e Abastecimento. Isso irá refletir na melhoria da saúde do povo bem como no bem estar social", enfatiza o prefeito.

O secretário Ranilson Ramos discutiu sobre a regionalização dos abatedouros, mostrando que é uma maneira de garantir a segurança alimentar da população, assegurando assim a redução de custos para os municípios. Na oportunidade, o secretário fez uma análise em todo processo, considerando melhores condições para toda a cadeia da carne, desde o transporte do animal, procedimentos de abate até a distribuição. "É fundamental manter condições adequadas para o abate, pois é uma questão de saúde pública", disse.

Para o secretário de Administração Clécio Vieira, o projeto será excelente em razão de atender às especificidades das normas estadual e federal. "A construção do abatedouro é uma exigência da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado. E conforme informações do secretário Ranilson, o município tem de se adequar à Lei Federal, e esta mudança tem que ser cumprida para a melhoria dos municípios".

O abatedouro regional de São Joaquim do Monte deverá ser entregue até julho do próximo ano.

Um comentário:

  1. Interessante o amigo irmão do governardor o
    prefeito Rui barbosa de Bonito,nada consegue .
    O antes Bonito mais bonito,com o turista rui ,nada consegur com seu amigo e irmão.Eo o povo hó.....

    ResponderExcluir